Compliance Fiscal: Como alcançar na minha empresa?

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

As atividades tributárias em uma empresa sempre são um conjunto de tarefas complexas e que demandam muito tempo e atenção. Estima-se que o intervalo gasto pelas organizações na apuração e pagamento de impostos ultrapasse as duas mil horas por ano. Isto acontece, sobretudo, em razão das leis fiscais brasileiras, que precisam ser observadas com muito cuidado. É por isso que vale a pena saber como alcançar o compliance fiscal na sua empresa.

O conceito descreve nada mais do que as práticas para garantir conformidade às normas fiscais vigentes. Este é um objetivo a ser atendido em nível municipal, estadual e federal. Lembrando que descuidar destes fatores pode até mesmo ameaçar a sustentabilidade do negócio no mercado. Como o compliance trata de despesas, ele não é útil apenas em termos legais. Há também fatores competitivos que podem estar associados ao seu cumprimento.

Os desafios fiscais

Desde que foi promulgada a atual constituição, em 1988, mais de 200 mil alterações fiscais e tributárias aconteceram. Não é difícil cometer erros frente a este cenário onde mudanças são implantadas a todo o tempo. E estas não são as únicas preocupações de quem está no comando de um negócio. Os gestores têm de lidar com suas obrigações para com o fisco, sem esquecer de controlar as despesas da empresa.

Não é por acaso que no último ano a receita registrou um crescimento de 68,5% na aplicação de multas. A cifra representou uma arrecadação recorde, que chegou aos R$ 204,99 bilhões. Os principais erros cometidos diziam respeito a três áreas. A primeira foi a ausência de soluções para download de arquivos XML das NF-e's emitidas. Em segundo lugar vem a falta de armazenamento das notas fiscais pelo tempo estipulado por lei. Já o terceiro erro mais comum é a ausência de manifestação do destinatário. Para não cometer nenhum deslize veja a seguir como alcançar o compliance fiscal.

Como alcançar o compliance fiscal na minha empresa?

A primeira medida para alcançar o compliance é fazer um bom planejamento tributário. Através desta ação será conhecida a situação fiscal da organização. Para dar segmento neste processo a recomendação é que uma empresa especializada faça consultoria das atividades. Ela vai colaborar para que seja elaborado um código de conduta a ser respeitado pelos empresários e colaboradores.

O objetivo desta prática é criar procedimentos voltados para o setor fiscal e tributário. A despeito deste foco, todas as áreas do empreendimento devem estar envolvidos e cientes dos processos que levam ao compliance. Por trás de tudo isto existe até mesmo um componente moral e ético a ser instigado nos colaboradores. Isso significa que é preciso enxergar a prática como uma oportunidade para instigar valores.

Verifique e documente

De um ponto de vista mais prático, tarefas voltadas para a verificação ajudam a alcançar o compliance. Visite os portais da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e outros órgãos afins, para anotar requisitos e cronogramas importantes. A partir destas informações elabore listas de verificação para trabalhar sempre dentro dos prazos e respeitando as exigências legais.

A prática de documentar notas fiscais também é indispensável se você busca cumprir obrigações e melhorar a sua contabilidade. O mesmo deve ser feito com recibos, sejam estes relativos a pagamentos, receitas, despesas, extratos bancários e assim por diante. Conhecer a temporalidade documental é outro detalhe que ajuda nesta organização e evita acúmulo de papéis que não tenham função.

Planejamento atual e compliance fiscal com ERP

Por fim, quem planeja alcançar o compliance fiscal precisa trabalhar um planejamento anual. Este procedimento deve passar por revisões a cada três meses. Isso permite uma visão mais completa e segura das finanças da empresa, melhorando o controle de contas e tributos.

Para facilitar todo este trabalho vale a pena investir em uma solução para gestão fiscal. Quer consultar de forma rápida e descomplicada as suas notas e documentos? Então visite o nosso site e descubra como o Espião Nf-e pode te ajudar.