eSocial 2019: o que é e para que serve?

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Quem é eSocial?

A Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014 e, a partir de sua implementação, os empregadores passam a comunicar ao governo de forma unificada as informações relativas aos trabalhadores. A transmissão ocorre de maneira eletrônica, para simplificar a prestação dessas informações, substituir o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados e em papel.

A ideia é um projeto do Governo Federal em conjunto com a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. O objetivo é consolidar obrigações acessórias em uma única entrega. Com sua plena implantação, os profissionais reduzem o tempo e o material gasto de maneira a desburocratizar a transmissão de informações relevantes como CAGEDP, GFIP, RAIS, dentre outros.

Da teoria à prática

O eSocial está em constante aperfeiçoamento. Atualmente, os usuários estão em fase de adaptação, já que muitos estavam habituados a plataforma padrão. Porém, ressaltamos que as atuais mudanças têm como objetivo a simplificação do uso, o que torna a plataforma mais amigável e intuitiva, para auxiliar os portadores de MEI e empregadores domésticos.

Esse processo deve passar por algumas etapas, como a definição dos processos de gestão, o trabalho a ser executado em conjunto com os objetivos de cada projeto, a definição das necessidades e, por fim, a avaliação dos riscos da implementação do eSocial para sua empresa.

Por fim, separamos algumas dicas para mapear os processos envolvidos no eSocial, assim, você reduz ruídos e evita erros:

  • Revise sempre todas as informações de entrada que você precisa;
  • Demonstre, de maneira gráfica ou em desenhos, os processos reais e planejados em seu contexto empresarial;
  • Conheça todas as classes de serviço, para que seja possível elencar as prioridades e competências de cada área.

Agora que você já está por dentro do eSocial, conte sempre com o Espião NF-e para manter suas notas fiscais eletrônicas em dia e organizada. Realizamos também a Captura XML e muito mais por você.



Consulta completa de documentos fiscais eletrônicos (DF-e)