Perdeu a Nota Fiscal? Saiba como recuperar o XML da NF-e perdida

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Mesmo que no próprio nome a explicação já aconteça, inúmeras pessoas ainda confundem Nota Fiscal Eletrônica – NF-e – e Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. E mais comum ainda, se esquecem que o documento que realmente possui validade e importância para o fisco, são os arquivos com terminação XML.

O que isso ocasiona? Muitos contribuintes acabam se preocupando com documentos errados e se descuidam de armazenar suas notas fiscais eletrônicas de maneira correta. Ou acabam se perdendo ou mesmo sendo extraviadas. Você sabe o que fazer quando isso acontece?

Notas fiscais e suas obrigatoriedades

A obrigatoriedade de armazenamento de documentos fiscais, de acordo com o Ajuste Sinief 7, é de 5 anos mais o ano recorrente. O prazo está relacionado aos documentos emitidos e notas fiscais recebidas. A prática é importante, pois é neste período que o governo poderá efetuar cobranças, relacionadas a tributos que não tenham sido lançados. O que chamamos de período decadencial de cobranças de dívidas. Ao possuir esses documentos, se tornará muito mais simples de provar que está adimplente.

Sem contar que prestadores de serviços, fornecedores e qualquer pessoa jurídica ou física, que sua empresa tenha negociado pode em alguns casos efetuar algumas cobranças indevidas. Ao possui esses documentos, você poderá esclarecer possíveis dúvidas e tornar tudo mais simples e bem mais fácil.

Quais as consequências de perder notas fiscais

Quando se perde documentos fiscais, sua empresa automaticamente está exposta a autuações. O que pode acarretar em pagamento de multas por descumprimento de obrigações, que em alguns casos, podem passar o limite de 1 mil reais por cada um dos documentos que tenham sido perdidos.

É possível também que seja aplicada pena de reclusão (2 a 5 anos) de acordo com a lei 9.964, de 10 de abril de 2000.

Como fazer para recuperar NF-e (com validade jurídica) perdida

Seguem abaixo 2 modos de como recuperar NF-e perdida

Manualmente: uma a uma

Neste caso, é só acessar o site do Portal Nacional NF-e, informar a Chave de Acesso NF-e que está impressa no DANFE e fazer o download do documento fiscal com validade jurídica.

1) No site da NF-e, na página principal, clique no local Consultar NF-e Completa.

Consultar NFe Completa

2) Informe a Chave de Acesso da Nota Fiscal no campo solicitado.

Chave de Acesso da Nota Fiscal

3) Clique no botão Download do documento para obter o arquivo XML com validade jurídica (é obrigatório o uso do certificado digital da empresa).

Download do XML Nota Fiscal

Automático: em lote

Neste caso, utilize uma de nossas soluções Espião Cloud ou Espião NF-e Desktop.

Acesse a página teste grátis informe o seu e-mail e selecione a solução desejada.

Após o cadastro ou instalação, dentro do sistema, acesse o local de Download - COM Certificado Digital

O que fazer para evitar a perda de suas NF-es?

Existem diversas maneiras de poder proteger seus documentos fiscais. E certamente a melhor delas é a contratação da nossa solução Espião Cloud NF-e, uma solução com diversas funcionalidades na nuvem (consulta, download, backup seguro, relatórios e muito mais), capaz de realizar o armazenamento de seus documentos fiscais com segurança na nuvem.

Entre em contato agora mesmo com os consultores. Temos a melhor solução para sua empresa e para os seus documentos fiscais.



Recuperar XML da Nota Fiscal perdida