Quais Impostos Incidem sobre as NF-es?

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Para compreendermos os impostos que incidem nas NF-es, precisamos, primeiramente, entender qual o seu regime tributário, o chamado Simples Nacional. Este regime visa simplificar a vida dos empreendedores na esfera digital, além de incentivar a migração para esse universo com o incentivo por menores taxas. Outra vantagem, é a unificação de encargos gerada pelo Simples Nacional, conhecida como DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, com o intuito de facilitar ainda mais esse processo.

A simplificação dos sistemas que envolvem esses tributos otimiza, e muito, o tempo gasto com essa documentação fiscal. Porém, é imprescindível o domínio completo de cada tributo que poderá recair sobre sua Nota Fiscal e se encontram embutidos no Simples Nacional.

A hora é agora!

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Esse tributo é aplicável tanto para produtos nacionais, quanto internacionais. A exceção se dá em relação às matérias-primas que ainda não sofreram nenhum tipo de modificação.

ISS (Imposto Sobre Serviços)

Atuante também em âmbito municipal, incide sobre os serviços prestados e também é recorrente para profissionais autônomos.

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)

Possui caráter estadual e incide sobre toda e qualquer atividade, de maneira não cumulativa.

IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica)

Exclusivo para pessoas jurídicas nacionais e por pessoas físicas a elas equiparadas, trabalha como base no lucro da empresa.

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

Tributo aplicado a âmbito federal, que incide sobre o lucro líquido em um período-vase devido por pessoas jurídicas e físicas equiparadas de acordo com a legislação.

Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Tributo exclusivo à pessoas jurídicas e possui variação de acordo com a receita específica de cada empresa.

Para simplificar ainda mais, o cálculo de cada imposto funciona com o mesmo princípio: o valor total do documento, multiplicado pela alíquota referente a cada tributo. Contudo, saiba que outros impostos podem incidir em suas NF-es. Mas fique tranquilo, o Espião NF-e organiza todas as sua Notas Fiscais em um único local, de forma a facilitar todo o serviço de contabilidade da sua empresa.



Consulta completa de documentos fiscais eletrônicos (DF-e)