lampada topo
Espião lab

Eventos de CT-e: Conheça os eventos e saiba como consultar

banner teste grátis

O CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico, é um documento que acompanha a prestação de serviços de transporte. Assim como as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) ele é emitido automaticamente e pode ser consultado em casos de novos eventos.

Os eventos do CT-e

Os eventos CT-e são qualquer alteração no estado de um serviço de transporte. Esses eventos podem ser de diversas naturezas, podendo significar a mudança de estado de um serviço, como por exemplo, cancelamentos, ou apenas registrar o andamento do processo, como no caso do registro de passagem por algum ponto específico.

Por registrar quaisquer mudanças, os eventos podem ser modificados por todos os envolvidos no processo, tanto os mais diretos como o emissor, o destinatário e o transportador, quanto os mais amplos, como unidades federativas, postos fiscais e a própria Sefaz – Secretaria de Fazenda.

O sistema de registro

Felizmente, esses eventos podem facilmente ser consultados no sistema de registro de eventos. Esse é um ambiente virtual criado pela secretaria da fazenda que permite a consulta desses eventos, pelos envolvidos e até mesmo por terceiros.

A consulta

Já a consulta, é bastante simples e pode ser realizada manualmente por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse. Para isso, basta acessar a página do Sefaz referente às CT-e, e a partir do menu “Serviços”, selecionar a opção “Consulta CT-e Completa”. Em seguida, basta preencher os campos requeridos, entre eles a chave de acesso, e selecionar a opção continuar.

A página então retorna informações resumidas e os documentos fiscais eletrônicos referentes ao serviço.

Exemplos de eventos CT-e

Existem diversos eventos CT-e que podem ser acompanhados no sistema de registros. Vamos ver alguns dos mais comuns.

O MDF-e autorizado, por exemplo, significa a aprovação de um Manifesto Eletrônico de Documentos que é um novo modelo de nacional de documento eletrônico e substitui o Manifesto de Carga. Por outro lado, o MDF-e cancelado, tem o efeito de cancelar esse documento.

Já o cancelamento é um registro emitido pelo emitente em casos em que não houve início da prestação de serviço. Esse evento tem limite de registro de até 168 horas após a criação do CT-e.

Outro exemplo de um evento bastante comum é a Carta de Correção Eletrônica, que também é registrada pelo emitente de modo a corrigir alguns erros em certos campos do CT-e. Esse registro não pode alterar variáveis referentes ao valor do imposto, por exemplo.

Os Registros Multimodais também são muito comuns e regulam serviços multimodais, que envolvem mais do que o transporte. A coleta e a entrega de cargas são exemplos desse tipo de serviço.

O Registro de Passagem também é um evento muito comum, e indica quando o MDF-e passou por algum posto fiscal. Esse registro possui diversos outros eventos atrelados a ele, como o Cancelamento do Registro de Passagem e o Registro de Passagem Automático.

Por fim, outro evento importante é o Autorizado CT-e Complementar que vincula um novo CT-e que contém informações complementares ao CT-e principal. Essas informações podem fazer referências a novos valores de frete, por exemplo.

Existem diversos outros eventos que podem ser registrados. Por isso, para obter ajuda na consultoria e no registro de algum CT-e, e se quiser conhecer mais afundo outros eventos envolvidos, acesse o nosso site ou entre em contato.

  Consultar CT-e pelo CNPJ/CPF

Veja também:

O que é Prestação de Serviço em Desacordo? - CT-e
Descubra quem é o Emitente, Remetente, Expedidor, Recebedor e o Destinatário do CT-e

Tutorial:
Descobre os CT-es e outros documentos emitidos contra o CNPJ/CPF

Blog:
Consulte e realize download dos XMLs CT-e informando o CNPJ/CPF!


Eventos de CT-e saiba como consultar

Espião NF-e agente

Avalie este artigo