Topo Espião NF-e Lab
Espião NF-e Lab

Evento do Fisco: Como ele impacta no meu faturamento?

banner Espião NF-e

Durante as atividades de uma empresa, acontecem diversas transações e ações intermediárias. Por isso, em cada uma, é preciso haver fiscalização. Esses pontos, em que é necessário haver uma verificação das atividades, são conhecidos como Eventos do Fisco. Mas, afinal, o que é e como ele impacta no faturamento?

O que é um Evento do Fisco?

O ciclo de vida de um documento fiscal é muito maior do que parece. Desde a sua emissão até o fim de fato do ciclo, é passado um período de tempo longo e, nele, podem acontecer diversas instâncias. Essas instâncias são conhecidas como os Eventos.

Alguns outros Eventos, como os do Destinatário e do Emitente são feitos pelo contribuinte, mas o Evento do Fisco parte automaticamente da Sefaz, já que está ligado a processos internos das Secretarias da Fazenda.

Normalmente, esses eventos têm ligação com documentos como os CT-e e as NF-e, e ocorrem em algumas ocasiões.

Os Eventos do Fisco mais comuns

Em relação às NF-e, o evento do fisco mais comum é o Registro de Passagem. Ele é gerado automaticamente pela Sefaz e indica que a Nota passou por uma barreira fiscal, o que significa que ela não pode ser mais cancelada.

Até pouco tempo, essa verificação precisava ser feita por meio de uma consulta em uma base de dados nacionais que controlava a passagem das notas por Postos Fiscais; atualmente esse envio é feito de forma automática.

Já no caso do CT-e, os Eventos mais comuns ocorrem em caso de autorização do documento, em que a Sefaz o reconhece como válido. Isso significa que o motorista não terá problemas durante o transporte.

Por outro lado, quando o CT-e é cancelado, a emissão do evento garante que a rota pode ser cancelada.

Por fim, o MDF-e é aplicado tanto aos CT-e quanto às NF-e. Esse documento digital existe para vincular os documentos fiscais às cargas que irão ser transportadas.

Se o MDF-e está autorizado e vinculado a um dos outros documentos, estes só podem ser cancelados mediante o cancelamento do MDF-e.

Como os Eventos do Fisco impactam no faturamento?

Os Eventos do Fisco têm um impacto indireto no faturamento, já que pode ser necessário gastar um recurso de tempo para verificar a sua ocorrência. Mas a melhoria das tecnologias tem feito com que esse impacto seja consideravelmente menor.

Um exemplo é o Registro de Passagem. Ele substitui a necessidade da busca prática por um envio automático. Com isso, é ganho mais tempo e agilidade em todos os processos da sua empresa. Isso é um avanço para que as operações do seu empreendimento ocorram de maneira mais rápida.

Felizmente, esse não é o único evento que pode ser feito de forma automática. Os sistemas de controle e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos podem reconhecer se existe algum Evento do Fisco próximo, fazer consultas automáticas aos portais do Sefaz e recolher automaticamente esses eventos.

O controle automático de Eventos ajuda no faturamento

Isso garante à sua empresa que os processos serão muito mais rápidos. Como não é mais necessário verificar manualmente a emissão desses Eventos, não existirão gargalos durante os processos. Isso significa que o fluxo é mais natural e tranquilo.

A gestão de documentos eletrônicos pode garantir o controle dos Eventos do Fisco de forma automática. Isso libera tempo para os funcionários se concentrarem em outra atividade, e garante que os processos irão ser resolvidos mais rapidamente.

  Consultar Nota Fiscal

Veja também:

Eventos de CT-e: Conheça os eventos e saiba como consultar

Consulta de NF-e pelo CNPJ/CPF x Consulta no site do Portal Nacional

XML e DANFE: Entenda a diferença entre esses dois arquivos



Consultar Documentos Fiscais Eletrônicos