
1) Consulta de NF-e pelo CNPJ/CPF
A consulta pelo CNPJ/CPF permite que um ator da NF-e tenha acesso aos documentos que não tenham sido gerados por ele e que sejam de seu interesse. Pode ser acessado por qualquer ator da NF-e, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, que possua um certificado digital de PJ ou PF. No caso de Pessoa Jurídica, a empresa será autenticada pelo CNPJ base e poderá realizar a consulta com qualquer CNPJ da empresa, desde que o CNPJ base seja o mesmo do certificado digital. Estas NF-es estarão disponíveis para distribuição por até 3 meses após sua recepção pelo Ambiente Nacional da NF-e.
Documentos emitidos pela própria empresa não estarão disponíveis para consulta.
Todas as consultas são realizadas diretamente através de um webservice disponibilizado pela SEFAZ, utilizando a base de dados do Ambiente Nacional.
NSUO processo de distribuição de documentos pela SEFAZ é realizado através do NSU (número sequencial único), sendo este uma sequência de numeração ordenada de forma ascendente.
Ao receber o retorno da consulta da SEFAZ, nota-se que cada documento fiscal possui um número NSU vinculado a ele.
Por exemplo.
- NF-e 150 - NSU:30
- NF-e 220 - NSU:31
Toda consulta na SEFAZ deve ser realizada informando o último NSU que já foi consultado.
Por exemplo:
Você fez uma consulta e o último NSU disponibilizado foi o 300. A próxima consulta deverá ser realizada a partir do NSU 300.
Pergunta frequente:
1) Já tenho uma NF-e e mãos e também consultei a mesma pela chave de acesso no site do Portal Nacional, porém ela ainda não apareceu na consulta pelo CNPJ/CPF. Por que isto ocorreu?
Primeiramente, verifique se realmente não há novos documentos disponíveis na consulta. Caso não haja, faça o filtro para verificar se existem NSU faltantes. Caso esteja tudo em ordem, é bem possível que a SEFAZ ainda não disponibilizou esta NF-e na consulta. Sendo assim é necessário aguardar.
2) Consulta no site do Portal Nacional
As consultas realizadas no Portal NF-e pela chave de acesso consulta uma outra base de dados da SEFAZ, diferente daquela utilizada em buscas através de CNPJ/CPF.
Sendo assim, é possível haver casos que as NF-es estejam disponíveis primeiramente no site, e posteriormente nas consultas pelo CNPJ/CPF.
Consulta de NF-e pelo CNPJ/CPF no webservice da SEFAZ:
Prós
- Consultar NF-es, informando apenas o CNPJ/CPF;
- Recebimento rápido dos documentos;
- Descobrir todas as NF-es emitidas contra a sua empresa.
Contras
- Em alguns casos, a NF-e consultada pode estar disponível antecipadamente no site do Portal NF-e e posteriormente nas consultas pelo CNPJ/CPF;
- Consultar apenas documentos dos últimos 3 meses;
- Disponibilização somente de NF-es de entrada.
Consulta no site do Portal Nacional:
Prós
- Em alguns casos, a nota fiscal pode estar disponível antecipadamente no site do Portal Nacional;
- É possível consultar NF-es mais antigas, retroativas por períodos de diversos anos;
- Consultar NF-es de entrada e de saída.
Contras
- É necessário possuir a chave de acesso para realizar a consulta desejada;
- Caso seja necessário consultar diversas NF-es, o trabalho se tornará repetitivo, onerando tempo de processo;
- Não é possível identificar todas as NF-es emitidas contra a empresa em questão (em função de não dispor das chaves de acesso necessárias).
Serviços Espião NF-e
Todos os serviços disponibilizados pelo Espião NF-e possuem recursos e ferramentas completos para facilitar suas consultas, de maneira automatizada, minimizando o trabalho repetitivo e oneroso.
Não perca tempo! Teste agora o Espião NF-e e comprove que o seu dia-a-dia poderia ser bem mais fácil e ágil.