Disponibilidade da Sefaz para NF-e: Como consultar?

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Consultar a disponibilidade da SEFAZ para NF-e é essencial para que diversos outros serviços sejam feitos. Porém, muitas empresas não sabem como realizar o procedimento, e isso pode ocasionar uma série de problemas para o seu negócio.

Isso porque, todos dependemos dos serviços da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para atuarmos de maneira legal no mercado. Notas fiscais precisam ser emitidas e recebidas a todo mundo, e por isso, esse órgão é tão importante para todos os empreendimentos.

Como consultar a disponibilidade na SEFAZ?

A consulta de disponibilidade na SEFAZ é feita online, em processo que não leva mais do que alguns minutos para ser finalizado. O processo é simples e não é preciso que você tenha qualquer tipo de cadastro nas plataformas governamentais.

As etapas para verificar a disponibilidade de serviços dentro da Secretaria da Fazenda são os seguintes:

1) Acesse o portal nacional da SEFAZ NF-e (os regionais não servem)

2) Após isso, basta clicar na opção "Consultar Disponibilidade", entre os serviços mais acessados.

Botao Disponibilidade Servicos Sefaz

Após isso, já será possível verificar a disponibilidade de serviços dentro do portal. Caso o sinal esteja verde, está disponível; o sinal amarelo representa pode apresentar problemas; e o vermelho representa que os serviços não estão totalmente disponíveis.

Tabela Disponibilidade Servicos Sefaz

Serviço pode estar fora do ar

Como você pode perceber, de acordo com as cores, os serviços podem estar fora do ar. Isso acontece com uma frequência maior do que a desejada, e por isso, é sempre bom estar com seus documentos atualizados, para não depender da SEFAZ.

Caso dependa dela de última hora, pode ser que você não consiga contar com os documentos necessários para o seu serviço. Em muitos casos, mesmo com a luz verde, o serviço pode não estar disponível de verdade, sendo um verdadeiro problema.

Em todo caso, o portal é atualizado automaticamente a cada 5 minutos, e por isso é sempre bom estar atento a isso. Pode ser que o que não está disponível agora pode ficar em pouco tempo, resolvendo o seu problema logo em seguida, apesar de não ser recomendado depender disso.

É possível verificar o serviço de Distribuicao DF-e?

Não. Atualmente a SEFAZ não disponibiliza verificar a disponibilidade do serviço de Distribuicao de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) na tabela de "Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços"

Por quanto tempo devo guardar a nota fiscal

Prática é essencial para o funcionamento das empresas

Consultar disponibilidade da SEFAZ para NF-e é essencial para o funcionamento de diferentes tipos de empresas. Isso porque muitos empreendimentos dependem desses documentos para que possam ter a sua atuação feita da forma correta.

Além disso, quando contratamos outras empresas, sempre recebemos uma nota fiscal pela contratação. No entanto, sem a possibilidade de verificar a autenticidade do documento, podemos estar em posse de algo falso, que vai prejudicar o seu negócio.

Por essa razão, é sempre importante contar com meios que garantam que toda nota que você recebe é verificada. Além disso, é claro, a emissão descomplicada de documentos também te ajuda a gerenciar o seu negócio da melhor forma possível.