5 meios de como conseguir as chaves de acesso de NF-e antigas

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Recuperar as chaves de acesso de NFe antigas é muito importante para as empresas, pois a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal que substitui a tradicional nota fiscal de papel, permitindo consultar notas fiscais antigas

Ela é gerada por meio de um sistema informatizado, que gera um arquivo digital com informações importantes sobre as transações comerciais.

Ao recuperar essas chaves, as empresas podem consultar as notas fiscais, permitindo que elas realizem análises mais precisas de seus negócios.

A recuperação dessas chaves para consultar nota fiscal também garante que a empresa tenha acesso a todas as informações necessárias para a realização de auditorias e outros procedimentos de controle.

Ao recuperar essas chaves de acesso, que é a identificação da NFe, você conseguirá consultar suas notas fiscais e fazer o download dos arquivos XML com validade jurídica.

Através da consulta pela chave de acesso no Portal Estadual ou Nacional NF-e, as empresas podem obter informações detalhadas sobre o destinatário, como o nome, endereço, CNPJ ou CPF, além de dados sobre o produto ou serviço adquirido, valor dos impostos pagos, ou se houve algum desconto.

Dessa forma, consultar notas fiscais torna possível saber exatamente o que foi comprado, quando foi comprado e quanto foi pago por cada produto ou serviço.

O que são Chaves de Acesso da NFe?

As Chaves de Acesso de NF-e são códigos usados para autenticar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que foi emitida.

Cada NF-e tem um número único, composto por 44 dígitos, que é a chave de acesso. Ela é usada para identificar o documento fiscal e garantir a sua autenticidade.

As chaves de acesso são geradas automaticamente por sistemas emissores de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). E essas chaves são necessárias para acessar, consultar e imprimir os documentos fiscais emitidos.

Portanto, as Chaves de Acesso de NFe são códigos fundamentais para a identificação e autenticidade de notas fiscais eletrônicas.

Para maiores informações acesse: Saiba quais campos compõem a Chave de Acesso da Nota Eletrônica (NF-e)

Como conseguir chaves de acesso de NF-e antigas?

Quais são os meios para obter Chaves de Acesso das NF-e's antigas?

Agora que já sabemos como é formada as Chaves de Acesso da NF-e, vamos explorar todas as possibilidades para que você consiga encontrar essas informações e consultar notas fiscais através destas chaves.

1) DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica)

Através do DANFE é possível visualizar a chave de acesso com 44 posições conforme demonstrado na imagem abaixo.

DANFE chave de acesso

2)Arquivos EFD do SPED fiscal

É possível obter as chaves de acesso dos documentos fiscais transacionados pela empresa durante um determinado período, incluindo as notas de entrada e saída, nos arquivos EFD do SPED fiscal.

3) Leitores de código de barras

Outra opção para consultar a chave de acesso da nota fiscal antiga, é utilizar leitores de código de barras para registrar a entrada de mercadorias a partir das notas fiscais físicas recebidas.

4) Governos estaduais

Alguns governos estaduais fornecem as chaves de acesso desses documentos. Nesses casos, é necessário acessar a página da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado para verificar essa possibilidade.

5) Caixas de e-mail

Por último, mas não menos importante, é possível recuperar as chaves de acesso e também os arquivos XML das NFe emitidas, acessando as caixas de e-mail que as empresas divulgam para que seus fornecedores possam enviar esses arquivos.

Como consultar a Nota Fiscal (NF-e) através da chave de acesso?

Com as chaves de acesso em mãos é possível realizar a consulta através dos portais estaduais e nacional da NF-e.

Consultar no Portal Nacional NF-e

1 - Acesse o site do Portal Nacional NF-e

2 - Clique na opção: Consultar NF-e

3- Informe a chave de acesso, e pronto!

Para maiores informações acesse: Como Consultar XML NF-e e CT-e antigos (2015, 2016, 2017...)?

Como fazer o download em lote através das chaves de acesso antigas?

Obviamente que, em caso de lotes de chaves de acesso, este processo pode tornar-se repetitivo, cansativo, além de demandar longos períodos para execução consultas manuais.

A boa notícia é que, com o Captura XML os downloads dos XMLs de NF-e antigos podem ser muito mais rápidos. Tudo de forma automática!

Principais benefícios

  • Baixar os arquivos XMLs NFe/CTe em lote sem CAPTCHA e sem precisar manifestar;
  • Download automático dos arquivos XML de entrada e saída das empresas;
  • Download dos arquivos originais com validade jurídica para fiscalização;
  • Eliminar o trabalho manual para obter os arquivos XML.