Fraudes com NF-e: Como evitar que aconteçam com o CNPJ da sua empresa?

autor Espião NF-e
Espião NF-e

Uma fraude com o CNPJ da sua empresa pode ser algo muito assustador. Elas podem trazer muita dor de cabeça e um grande prejuízo, por exemplo, quando são pagos impostos por notas falsamente emitidas em seu nome. Além disso, elas causam uma sensação de exposição e fragilidade pela qual nenhum negócio quer passar. Por isso, é preciso se proteger e evitar ao máximo que ocorram fraudes com o CNPJ da sua empresa.

Algumas das fraudes mais comuns

Um CNPJ nas mãos de uma pessoa, ou de um grupo, que tem más intenções pode ser usado de diversas formas. Alguns dos mais comuns são:

  • Usar o CNPJ para cobrir operações ilegais;
  • Uso de um CNPJ válido para conseguir um crédito ou empréstimo no banco;
  • Compras feitas em seu nome;
  • Antecipação de recebíveis que estavam destinados a você.

Felizmente, existem formas de se proteger dessa prática.

O planejamento gerencial

Primeiramente, o planejamento é fundamental para o sucesso da sua empresa em diversos aspectos. Ele ajuda o seu negócio a crescer e permite que o trabalho seja feito de forma bem mais eficaz.

Além disso, o controle que surge de um planejamento bem-feito é fundamental para evitar as fraudes com o CNPJ da sua empresa. Ter um sistema bem forte é o primeiro passo para se proteger.

Mas, existem também algumas medidas mais práticas que podem ser tomadas.

Os cuidados na internet

A internet, de modo geral, trouxe muitas facilidades e um enorme ganho de tempo para as empresas. Porém, ela também expõe os negócios a muito mais fragilidades, que antes não existiam.

Por exemplo, uma das formas que fraudadores usam para conseguir as informações é bem parecida com o que é feito com as pessoas físicas. O "hacking social" ainda é uma das formas mais eficientes de conseguir as informações, através de e-mails, por exemplo. É preciso então ter uma dose extra de cuidado.

Por isso é bom ter a prática de sempre verificar a integridade dos dados da sua própria página e nos ícones de segurança das páginas que irão ser usados.

Ter o controle total do seu CNPJ é fundamental para garantir a segurança do seu negócio, além de ajudá-lo muito a crescer e evoluir. Por isso, confira no site do Espião NF-e como estar sempre de olho nas suas notas fiscais.

Como verificar a autenticidade do arquivo XML NF-e e CT-e?

Para que você possa verificar a autenticidade do arquivo XML, você pode utilizar o Validador Online da SEFAZ RS, que valida todo XML emitido em ambiente nacional.

Com o software Espião NF-e, é possível realizar a validação completa de forma automática dos arquivos XML, segregados por pastas e/ou recebidos por e-mail.

Para maiores informações sobre Fraudes de NF-e acesse: Evite Fraudes | Como validar o arquivo XML da Nota Fiscal (NF-e e CT-e)?



Descobrir as notas fiscais emitidas contra o CNPJ/CPF