Malha Fina 2019

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

A Tão Temida Malha Fina

A malha fina funciona como uma peneira das declarações encaminhadas para a SEFAZ. Consiste em um procedimento que verifica inconsistências na declaração, se utilizando de análises a fim de identificar erros e inconformidades nas informações declaradas.

Atualmente esse processo se dá de forma eletrônica e nem sempre implica no pagamento de multas, em sua maioria, o declarador só precisa realizar a retificação para corrigir os erros declarados.

Time is Money!

Para 2019, a novidade está na otimização do tempo – a inconsistência será informada em menos de 24 horas ao contribuinte. A ressalva fica que esse tempo pode ser menor ou maior em momentos críticos, como próximos ao prazo final de entrega. Fique sempre atento após a entrega, acompanhando com certa periodicidade se caiu ou não em malha fina.

Alguns cuidados básicos evitam esse transtorno, como o armazenamento e organização de seus documentos. Atenção à números e vírgulas, além de saldos e rendimentos. Desde 2017 os fiscais estão de olho em quem vive uma vida de ostentação nas redes sociais mas realiza a declaração em outros padrões. Assim, há cruzamento desses dados para encontrar possíveis sonegadores. Não marque bobeira, likes são interessantes, mas podem te prejudicar.

Sonegar é Crime

A sonegação é séria e causa inúmeros problemas. Sua multa é de até 150% do valor sonegado, além de ser classificado como crime. Mas não se desespere, o valor também é variável de acordo com o tempo da dividida, além da disponibilidade de resolução. Quanto mais você colaborar na resolução desse impasse, maior a redução da alíquota.

Não existe mágica – existe organização!

De maneira geral, não podemos aplicar uma fórmula exata para evitar a malha fina, já que são muitos os erros que podem ser pegos. Por isso, confie sempre em um bom gerenciador de notas fiscais como o Espião NF-e e atente-se às novidades do universo contábil.



Consulta completa de documentos fiscais eletrônicos (DF-e)