Evite cair na Malha Fina | Tabela IRPF 2020

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Falta de atualização da Tabela IRPF em 2020, e anos anteriores

Parece que temos algumas notícias ruins logo no começo de 2020. A desatualização da Tabela IRPF está prejudicando cada vez mais milhares de brasileiros. Uma atualização pouparia todos estes brasileiros de pagar impostos indevidos, porém até agora não houve reajuste, atualização ou qualquer outra mudança.

Pelo contrário, a defasagem na tabela do IRPF chegou a ter um aumento no ano passado, atingindo a marca de 103,87%, conforme um estudo do sindicatos dos fiscais da Receita Federal, o Sindifisco Nacional. O sindicato também diz que se houvesse a atualização pelo menos 10 milhões de contribuintes estariam isentos e que a faixa de isenção deveria atingir as pessoas que ganham até R$3.881,85 por mês.

Atualmente, essa faixa de isenção se encontra em R$1.903,98 mensais. Calcularam que a inflação foi acumulando desde 1996 e que não foi analisada e muito menos repassada desde então. De acordo com o IPCA, em 2019 a defasagem foi de 4,31%, que é correspondente à inflação oficial. Nos anos seguintes, 2016, 2017 e 2018 também não foram realizadas correções, infelizmente.

Na verdade, a tabela foi modificada pela última vez em 2015 pela presidente, na época, Dilma Rousseff. Ela estabeleceu um reajuste médio de 5,6% nas faixas salariais de cálculo do Imposto de Renda. Mas, apesar disso, o índice ficou bem abaixo da inflação naquele ano, superando 10%.

Para que esse grande problema seja resolvido, e a tabela finalmente corrigida, cabe ao governo ir até o Congresso com uma nova proposta por meio de projeto de lei, porém o sindicato avisa que não há garantia nenhuma e que não existe nenhuma lei ou pressão para que o governo chegue a realizar tais reajustes anualmente.

“São quase dez milhões de pessoas que não deveriam, mas estão pagando Imposto de Renda. Isso, na verdade, é uma política tributária regressiva, que acaba penalizando sobretudo aqueles contribuintes de mais baixa renda, na contramão do senso de justiça fiscal.”, diz o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, em entrevista ao portal UOL.

Essa situação é extremamente preocupante, e esperamos que seja resolvida o mais rápido possível.

E já que estamos no começo de 2020, o que podemos fazer é nos atualizar também sobre a Malha Fina do IRPF 2020.

Como não cair na malha fina do IRPF 2020

A malha fina é uma operação realizada pelo Fisco e seu objetivo é saber se os contribuintes estão sonegando impostos ou não. Por isso, todo cuidado é necessário na hora de mexer com documentos, recibos e declarações. Recomendamos atenção dobrada ao preencher seus dados para evitar quaisquer erros de digitação, confusão de documentos ou falta de dados.

Mantenha registros de todos os seus documentos, diminuindo assim o risco de perde-los ou pior e verifique sempre se o número do CPF e CNPJ constantes no Informe Anual de Rendimentos estão corretos. Se houver erro, comunique a fonte pagadora para que providencie a correção do informe e retificação da DIRF.

O que fazer se cair na malha fina do IRPF 2020

Se mesmo com todos esses cuidados você acabar caindo na malha fina é necessário acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita.

E, para consultar sua declaração é necessário utilizar o código de acesso que será gerado na página do órgão. Se essa for a primeira vez, é preciso criar uma senha e informar os números de seus últimos recibos das duas últimas declarações.

Ao acessar o portal procure por “pendências na malha” e identifique se a declaração está detida ou não. Caso esteja detido é preciso que abra o programa usado anteriormente para fazer o Imposto de Renda e clicar. Ao abrir selecione a opção “sim” quando aparecer “esta declaração é retificadora?”.

Por fim, o número do recibo da declaração enviada será solicitado e você deverá incluir ou corrigir as informações desejadas, deixá-las gravadas e reenviar a declaração do IRPF 2020 correta.

E para facilitar todo esse processo você também tem a opção de programas como o Espião NF-e que salvam todos os seus recibos e dados com segurança e agilidade. Se estiver em dúvidas, saiba que tem 15 dias para testar todas as funcionalidades do programa de forma totalmente gratuita e sem compromisso!

Gostou deste texto? Por que, então, não acessa nosso site e confere outros que podem facilitar significativamente a sua vida? Aproveite!