
Toda empresa realiza negócios com outras empresas e pessoas diariamente. Seja na venda ou no recebimento, todo empreendimento precisa emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) das transições que realiza. Isso também acontece para o fornecedor que negocia produtos, insumos e serviços com a sua empresa, e todos esses detalhes também precisam ficar registrados na escrituração do empreendimento que você administra.
Por isso, neste texto falaremos sobre um assunto que interessa diretamente à sua empresa: a importância de se consultar notas fiscais emitidas pelo fornecedor. Confira!
Verificação de estoque e fluxo comercial
Todos os produtos adquiridos pela sua empresa com os fornecedores precisam ser devidamente registrados em NF-e's, seja para fins de tributação, ou até mesmo para verificar se o estoque está de acordo com as compras realizadas, ou seja - ver se todos os produtos comprados pelo seu negócio foram recebidos e já estão no estoque, ou ainda averiguar a existência de Notas Fiscais de devolução que possam interferir nos processos comerciais do seu negócio.
Por isso, é muito importante consultar todas as notas fiscais eletrônicas recebidas do fornecedor. Nenhum documento pode passar sem a devida catalogação.
Corrigir erros e falhas
Embora tenha sido reduzida pela automação na contabilidade, ainda é comum que fornecedores emitam NF-e com informações imprecisas ou equivocadas e que, quando emitidas contra o CNPJ da sua empresa, podem trazer problemas para a contabilidade. Consultar as Notas Fiscais emitidas pelo fornecedor dão ao seu negócio a possibilidade de averiguar a exatidão de todas as informações do documento e assegurar o correto pagamento dos tributos.
Como realizar a consulta das Notas Fiscais Eletrônicas
Consultar as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas por seu fornecedor pode ser uma tarefa bastante trabalhosa e burocrática. É preciso ter o Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), com a chave de acesso presente em cada nota fiscal e verificar o documento online no portal SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) do seu Estado. Cada chave de acesso tem 44 dígitos, por isso, é preciso verificar se o código está correto, caso contrário, a consulta não será possível.
Em empresas que movimentam grandes quantidades de mercadorias, pesquisar uma a uma, cada nota fiscal emitida pelos fornecedores é algo contraproducente e que tem grande custo. Por isso, a sua empresa precisa de uma ferramenta para realizar a consulta automática de todas as Notas Fiscais Eletrônicas.
Sistema online que atende às demandas da sua empresa
Para consultar todas as notas fiscais eletrônica emitidas contra o CNPJ da sua empresa de forma ágil e automática, você pode contratar uma ferramenta especial para fazer isso de uma vez só, reduzindo drasticamente os custos desses processos e trazendo mais eficiência para a escrituração fiscal da empresa.
Com Espião NF-e, a escrituração não tem mistério. Consulte e baixe automaticamente o XML das Notas Fiscais emitidas contra o CNPJ de seu empreendimento e facilite a gestão tributária.
Não perca tempo, comece agora a testar grátis e sem compromisso as nossas soluções.