O que é DT-e? Conheça esse novo Documento Eletrônico de Transporte

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

O aumento do uso da tecnologia está permitindo que diversos documentos sejam emitidos de forma digital, o que facilita o cotidiano e reduz uma série de burocracias. Dentro disso, o DT-e é o mais novo exemplo de documento digital, mas você sabe o qual é?

Conheça, a partir de agora, o mais novo documento eletrônico e entenda para que ele serve e quais as principais vantagens dessa implementação.

O que é o DT-e?

O Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) é um documento fiscal eletrônico e reúne todos as informações relacionadas à realização do transporte de cargas, como:

  • Registros;
  • Seguro;
  • Licenças;
  • Obrigações de cunho administrativo;
  • Pagamento de frete.

Isso quer dizer que todos os dados que dizem respeito ao transporte de cargas agora podem ser verificados em um único documento. Além disso, esse documento é de emissão digital, de modo que não pode ser emitido de forma física.

Antes da criação do DT-e, esses dados eram verificados em documentos individuais e físicos, como licenças ambiental, comercial, pagamento de frete e diversas outras informações que são necessárias de serem conferidas.

Assim, com o documento digital basta acessar o único arquivo e encontrar tudo que é preciso.

No DT-e você vai poder encontrar dados relacionados à origem da carga, destino, bem como informações da própria carga e tributos. Sendo assim, é como se fosse todos os outros documentos em um único lugar.

Vantagens do DT-e

As vantagens do DT-e são inúmeras, sendo que uma das principais é a questão da diminuição da burocracia. Ao invés de ter que se preocupar com a emissão de diversos documentos, bem como ter que guardar todos os documentos físicos de forma organizada para eventual fiscalização, agora basta portar o documento eletrônico que contém todos os dados da carga.

Outra vantagem é a praticidade, pois para conferência de fiscalização o transportador apenas precisa mostrar o DT-e ou até mesmo compartilhar o arquivo para que todas as informações sejam verificadas a partir de um único lugar.

Ademais, não há mais a chance de perder algum documento importante relacionado à carga, seja uma licença ou algo relativo ao frete. Com o documento digital e único, fica muito mais seguro o transporte da carga.

Considerações finais

Dessa forma, com o DT-e você consegue declarar todos os dados necessários em relação à carga transportada, pode agilizar o processo de fiscalização, evitar a perda de documentos e a necessidade de portas vários papéis, e ainda conta com a praticidade da emissão.

Porém, em relação a prazos de utilização e vigência, isso ainda está sendo discutido. Nesse caso, o importante é já ir tomando conhecimento do uso e verificando como funciona para quando existir a obrigatoriedade você já estar bem familiarizado e não ter nenhum tipo de problema.

Assim, a tendência é que a era dos documentos físicos está chegando ao final e cada vez mais os documentos digitais vão fazer parte do cotidiano do transporte de carga e de outras atividades.