4 motivos para sua empresa começar investir em gerenciamento de notas fiscais

autor Espião NF-e
Espião NF-e

Quatro motivos para sua empresa começar a investir em gerenciamento de notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Uma empresa saudável deve sempre preocupar-se com o gerenciamento das notas fiscais eletrônicas (NF-e). Além de ajudar a impulsionar os negócios, a nota fiscal é um importantíssimo documento que pode fazer toda a diferença em um eventual engano, seja para o comprador ou para o vendedor.

Dessa forma, podemos dizer que a organização das notas fiscais facilita o dia a dia de uma empresa e deixa sua equipe livre para ocupar-se com tarefas mais produtivas. Se você ainda não está convencido de que vale a pena investir em gerenciamento de notas fiscais, confira a seguir quatro motivos para fazê-lo.

1. A emissão da nota fiscal é uma obrigação legal

O primeiro fator a ser apontado sobre as notas fiscais é a sua obrigatoriedade, cabendo até mesmo severas punições para a empresa que for flagrada burlando essa regra. Vale salientar que a lei também obriga um armazenamento mínimo de cinco anos para todas as notas emitidas pela empresa, norma também suscetível a penalidades caso seja desrespeitada.

Sendo assim, nada melhor do que investir em gerenciamento de notas fiscais para não correr o risco de ser abordado pelas vias legais de nossa legislação. Lembrando que uma denúncia pode partir de qualquer lugar, até mesmo dos clientes não contemplados com o documento em questão.

2. Aprender quando emitir nota fiscal ou não

Como foi dito no item acima, a emissão da nota fiscal é um processo obrigatório para todas as empresas. No entanto, há algumas poucas exceções que permitem ao fornecedor emitir a nota fiscal somente mediante solicitação do cliente, geralmente quando envolvem valores extremamente baixos.

De modo geral, empresas que prestam serviços são diferentes de empresas que vendem produtos, tendo cada uma o seu respectivo órgão arrecadador e seu respectivo modus operandi.

3. Dá ao seu negócio mais credibilidade

Alcançar a confiança do público é o sonho de grande parte dos empresários brasileiros. Consequentemente, quando isso ocorre, eles fazem de tudo para que essa relação não seja rompida. Essa reação é esperada, pois o que faz um negócio deslanchar é a credibilidade que ele tem perante o seu público, exatamente como ocorre em todas as relações onde é preciso estabelecer elos de confiança

Ademais, o consumidor atual vive na era da informação e está mais consciente dos seus direitos e deveres. Assim, não deposita a sua confiança em uma empresa que não demonstra idoneidade nas suas transações.

4. Ordem e produtividade

Vamos supor a seguinte situação: você, por algum motivo qualquer, precisa resgatar uma nota fiscal que foi emitida alguns anos atrás. Como, porém, encontrar esse documento em meio a uma pilha de papéis desorganizados?

O gerenciamento de notas fiscais serve justamente para colocar ordem na situação e fazer com que você não perca tempo em uma tarefa nada produtiva. Isso faz com que você possa focar a sua atenção em algo que realmente aumenta o rendimento da sua empresa.

O Espião NF-e fornece esses serviços completos para o gerenciamento de notas fiscais eletrônicas e armazenamento seguro e eficiente na nuvem.

Não perca tempo, comece agora a testar grátis e sem compromisso as nossas soluções.



Consultar documentos fiscais eletrônicos DF-e