Qual a diferença entre NF-e, NFC-e, SAT (CF-e) e NFS-e?

autor Espião NF-e
Espião NF-e

Gerencie os documentos de maneira correta e melhore a situação fiscal de sua empresa.

Você paga seus tributos em dia, mas não sabe exatamente com o que está contribuindo? Se a sua resposta foi sim, este post foi feito especialmente para você. Entenda aqui a diferença entre NF-e, NFC-e, SAT (CF-e) e NFS-e.

Uma vez que todos estes documentos forem explicados e a diferença entre NF-e, NFC-e, SAT (CF-e) e NFS-e estiver detalhada, explicaremos a necessidade em atentar-se ao armazenamento e organização de cada um. Recomendamos consultar um profissional especializado em contabilidade ou mesmo a própria Secretaria da Fazenda do Estado em que o negócio está instalado, para entender quais são os arquivos que devem ser gerados pela empresa.

NF-e, DANFE e XML

A tradicional Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é, em primeiro lugar, um documento emitido e armazenado eletrônicamente. Sua principal função é oficializar as operações de comercialização de mercadorias e serviços e, por isso, o documento não pode ser visto como um empecilho burocrático para as empresas. Este é o primeiro ponto.

Como a NF-e reúne importantes informações sobre os clientes e fornecedores de uma empresa, o segundo ponto fundamental sobre este tema trata do DANFE. O DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) é um documento que não possui validade jurídica e, por isso, não pode ser confundido com a própria emissão da nota.

Relacionado a estas duas plataformas, a geração de um arquivo no formato "XML" deve fazer com que este documento fique armazenado e tenha, sim, a condição legal de representar a NF-e. Além disso, este XML se caracteriza por ser identificado unicamente por uma chave de acesso – composta por um número de 44 dígitos.

NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Na prática, o uso da NFC-e possui o objetivo principal de extinguir o cupom fiscal tradicional, fazendo com que haja mais segurança e agilidade não só para o fisco, como também para o comerciante/empresário em geral.

As técnicas que estruturam este documento se diferenciam em poucos detalhes quando comparado com a Nota Fiscal Eletrônica NF-e. Outro dado importante a respeito deste arquivo trata do fato de que a empresa que trabalha com ele deve estar obrigatoriamente cadastrada como emitente de Nota Fiscal Eletrônica NF-e e com a respectiva inscrição estadual regularizada.

SAT (CF-e) – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos

Simplificar os trâmites legais dos tributos. É para isso que o SAT (CF-e) foi criado, ainda em sua origem em novembro de 2014. O SAT também substitui as emissoras de cupons fiscais.

Sua principal função é documentar, no campo eletrônico, todos os arquivos e operações do comércio de varejo do Estado. Para que ele funcione, porém, não é necessário que se esteja conectado à internet o tempo todo. Um único aparelho pode atender várias lojas, o que beneficia a rotina do empresário/comerciante.

NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A NFS-e representa um documento fiscal criado para viabilizar a comunicação entre um prestador de serviços e as Prefeituras Municipais. Seu armazenamento, assim como diversos outros exemplos, é de cunho apenas digital. Isto é, a autenticação do NFS-e é feita por meio do envio do XML do Recibo Provisório de Serviço (RPS) para o webservice da Prefeitura.

Portanto, quem está diretamente envolvido na emissão deste arquivo é o próprio prestador de serviço, que precisa emitir a nota para o cliente, a Prefeitura e os desenvolvedores de software, que são os responsáveis por colocar essa comunicação em prática.

Atenção ao armazenamento!

Fisicamente, o armazenamento deve se dar por, no mínimo, cinco anos. Isto fará com que multas sejam evitadas em caso de auditorias e fiscalização.

De maneira digital, seja em seu desktop ou na nuvem, o Espião NF-e é ferramenta chave para o armazenamento e organização de seus documentos fiscais. A aplicação permite que você consulte, realize o download e organize seus arquivos da forma que desejar. E o melhor, tudo automático! Veja abaixo alguns de seus principais benefícios:

  • Armazenamento de arquivos XML's NF-e, NFC-e e SAT na nuvem;
  • Consultar, realizar downloads e organizar XML's NF-e de maneira automatizada;
  • Visualizar e realizar, em lote, o download de DANFE/CC-E e cancelamento (formato PDF);
  • Realizar Manifestação do Destinatário de forma simples e prática;
  • Disponibilizar relatórios gerenciais que apoiam tomadas de decisão (formato Excel e PDF);
  • Consultar Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) diretamente da prefeitura;
  • Receber automaticamente os arquivos XML NFS-e ao realizar as consultas;
  • Realizar pesquisas de NFS-e por períodos de emissão.

Consulta e Download de XML NF-e/CT-e pelo CNPJ