Emissão de Nota Fiscal em Contingência

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

Pane no Sistema? Conte com a Nota Fiscal em Contingência

Teve algum problema durante a transmissão de suas notas? Pera lá! Não precisa se preocupar.

A Nota Fiscal em Contingência é o famoso plano B, a carta na manga quando algo dá errado. Sabemos que todo sistema pode falhar, ou perder a conexão por um período, então, essa é a alternativa para a emissão de uma NF-e quando o software emissor não conseguir se conectar ao WebService da SEFAZ.

A NF-e em Contingência é uma ótima alternativa, mas sua emissão deve ocorrer apenas em caso de urgência e necessidade. Existem diferenças no processo de emissão e devemos seguir o seguinte processo padrão:

  • O contribuinte deve gerar a NF-e;
  • Em seguida, o documento deve ser transmitido para a SEFAZ Autorizadora;
  • Por fim, deve-se realizar a impressão do DANFE.

Outro diferencial desse documento, e por isso a necessidade de sua utilização com cautela, são as 4 modalidades existentes de emissão de Nota Fiscal Eletrônica em Contingência:

1) Formulário de Segurança (FS): Deve ser utilizado em caso de impedimento na autorização da NFe, seja por falta de conexão com a Sefaz de origem ou com as outras opções de Contingência.

2) Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal Eletrônico (FS-DA): Semelhante ao FS, funciona para a DANFE.

3) Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN): Funciona de forma similar ao SEFAZ de Origem, porém esse sistema utiliza uma estrutura WebService diferente, o que possibilita a emissão da NF-e em Contingência.

4) Declaração Prévia de Emissão em Contingência (DEPC): Permite a autorização da NF-e em Contingência com o uso de um registro prévio do resumo das notas emitidas, declarando que as notas demandaram de emissão em contingência.

Quando e Qual Usar?

Tipo de Indisponibilidade DEPC FS-DA/FS SCAN
SEFAZ Autorizadora fora do ar
SEFAZ Autorizadora Intermitente
SEFAZ Autorizadora e SEFAZ Nacional fora do ar
SEFAZ Autorizadora e SEFAZ Virtual de Contingência correspondente fora do ar
Contribuinte sem internet

Agora que você já sabe como tirar a máxima eficiência desse documento, que tal gerenciar suas notas com o melhor software de gestão de notas do mercado? Conheça o Espião NF-e, são duas modalidades e diferentes planos pensados em você e sua empresa.



Consulta completa de documentos fiscais eletrônicos (DF-e)