
O que é NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços é uma maneira de certificar e registrar a prestação de serviços e tributação daquilo que foi ofertado. O e no final da sigla significa eletrônico, ou seja, a NFS-e é a mesma nota fiscal, no entanto, feita em um ambiente completamente digital. A habilitação desse sistema varia de região a região, cabendo às prefeituras instituir esse tipo de operação, a responsabilidade recai sobre a criação da infraestrutura necessária, critérios de segurança, e manutenção do serviço.
Comece a emitir NFS-e
O primeiro passo é entrar em contato com a prefeitura do seu município, e pedir autorização para começar a emitir as notas fiscais de serviços eletrônicas.
Após o serviço ter sido autorizado, caso possua emissão de grande quantidade de NFS-e, será essencial o uso de um sistema de emissão de NFS-e e também o certificado digital da empresa do modelo A1 ou A3. Com o software você irá apenas preencher as informações dos serviços, e o programa se encarregará do resto realizando o envio do Recibo Provisório de Serviços (RPS) para a prefeitura.
Modalidades de notas fiscais eletrônicas
Existem algumas modalidades de notas fiscais eletrônicas, cada um se adequando a um diferente propósito, todos visando facilitar a vida do empresário.
- A NF-e veio para substituir os modelos antigos sobre vendas de produtos e operações entre empresas;
- A NFC-e dialoga diretamente com o cliente, essa é a que será entregue ao consumidor;
- A NFS-e se dispõe a informar os dados de tributação acerca de declarações de serviço.
Como funciona a consulta da NFS-e?
Outra das incumbências das prefeituras é realizar o armazenamento das informações geradas através das notas fiscais de serviços (eletrônica), e disponibilizá-la para consultas posteriores.
De maneira simples, basta acessar o site da prefeitura da cidade em que a empresa está operando, e procurar pelo campo "NFS-e", lá você irá encontrar um campo para preencher o código identificador da sua nota. Assim, é possível rastrear a procedência, data de emissão, tipo de serviço prestado e informações sobre a empresa que realizou o serviço, e alguns dados do consumidor, para que você possa conferir a regularidade da operação.
Pode parecer simples, no entanto, às vezes acaba se tornando um problema para a empresa ou pessoa física que procura por essas informações, uma vez que a empresa pode estar registrada em outra cidade, por exemplo. Ou quando um grande volume de notas é tratado, e dificilmente o gestor conseguirá encontrar tudo aquilo que precisa.
Como consultar os serviços Tomados e Prestados pela minha empresa?
As NFS-es são lançadas por cada município. Este, por sua vez, comumente disponibiliza as notas de serviço para consulta por meio de sistemas terceirizados, tais como o BETHA, GINFES, entre outros. Embora muitos municípios utilizem serviços terceirizados, há também outros que optam por disponibilizar as consultas utilizando recursos próprios para oferecer o serviço.
Alguns municípios não disponibilizam a consulta de notas fiscais de serviços tomados (onde a empresa é o tomador).
Através do software Espião NF-e, é possível consultar a notas fiscais de serviços - NFS-e em diversas cidades apenas informando o CNPJ/CPF da empresa.
Benefícios ao consultar NFS-e com o Espião NF-e
- Consultar Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) diretamente da prefeitura informando o CNPJ/CPF;
- Fazer o download automático dos arquivos XML NFS-e ao realizar as consultas;
- Organizar automaticamente os XMLs NFS-e em pastas por CNPJ/Ano-mês no seu computador;
- Realizar pesquisas de NFS-e por períodos de emissão;
- Visualizar a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em PDF para impressão;
- Diversos filtros de pesquisas para localizar as notas eletrônicas de serviço;
- Exportar as consultas realizadas para o Excel.
Clique aqui e comece agora a consultar as notas fiscais de serviços da sua empresa.