Topo Espião NF-e Lab
Espião NF-e Lab

É obrigatório guardar o DANFE (emitente e destinatário)?

banner Espião NF-e

Há obrigatoriedade da guarda do DANFE (emitente e destinatário)?

A regra geral é que o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-e's pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentadas à administração tributária, quando solicitado. Assim, o emitente e o destinatário deverão armazenar apenas o arquivo digital.

No caso da empresa destinatária das mercadorias seja emitente de NF-e, ela não precisará, portanto, guardar o DANFE (pois está obrigada a receber a NF-e), devendo guardar apenas o arquivo digital recebido.

Caso o destinatário não seja contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, poderá manter em arquivo o DANFE pelo prazo decadencial estabelecido pela legislação, em substituição ao arquivo eletrônico da NF-e, devendo ser apresentado à administração tributária, quando solicitado.

É importante salientar que o destinatário sempre deverá verificar a validade da assinatura digital, a autenticidade do arquivo digital da NF-e e a concessão da Autorização de Uso da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Veja também:

NF-e e DANFE: podem ser emitidos antes do carregamento da mercadoria?

NFC-e: O que é essa nota e como funciona

Como Baixar XML NFC-e (Nota de Consumidor) em Lote?



NFC-e ou SAT (CF-e): qual devo utilizar?