Transportadora: saiba como melhorar o departamento fiscal

autor Espião NF-e
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O trabalho das transportadoras é essencial em todo o país, uma vez que a remessa de mercadorias é uma necessidade constante. Para que o transporte seja feito de forma segura e em conformidade com a legislação, existem uma série de documentos fiscais envolvidos no transporte. Desse modo, para que a gestão desses documentos esteja em dia, é essencial investir em gestão fiscal para organizar o departamento fiscal da empresa. Você sabe o que é gestão fiscal? Tem interesse em saber mais sobre o tema?

O que é gestão fiscal?

O gerenciamento das operações fiscais de uma transportadora consiste no controle e na administração de todos os aspectos relacionados à tributação e à documentação fiscal. Por meio da gestão fiscal, é possível melhorar e agilizar processos importantes, mantendo a empresa em conformidade com a lei e propiciando o crescimento da empresa.

Quais os documentos fiscais envolvidos nas operações das transportadoras?

Existem documentos básicos envolvidos em qualquer operação logística, e sua exigência é regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São eles:

1. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Todos os serviços prestados em território nacional precisam de emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e), independentemente da modalidade. Na nota fiscal, são registrados todos os detalhes que envolvem a transação de compra e venda, inclusive os impostos a serem pagos.

2. Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)

O DANFE é um documento que apresenta as mesmas informações contidas na Nota Fiscal Eletrônica, mas em versão impressa. Todas as mercadorias transportadas só podem circular se o motorista estiver de posse desse documento.

3. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) deve ser emitido sempre que há transporte de carga, seja por via terrestre, aérea ou marítima. Ele registra o serviço de entrega com todas as informações sobre a origem e destino da carga.

4. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

O MDF-e funciona como um resumo das informações contidas tanto da NF-e quanto no CT-e, o que contribui consideravelmente para a diminuição da burocracia para a comprovação de informações e prestação de contas fiscais. O MDF-e é um documento eletrônico.

Qual a importância da gestão fiscal?

A gestão fiscal é essencial em muitos aspectos: através dela, todos os processos financeiros e tributários podem ser acompanhados de perto, o que evita esquecimentos e pagamentos desnecessários de tributos.

Além disso, uma boa gestão fiscal possibilita a eficiente organização de documentos importantes para a empresa, como relatórios e declarações, que podem ser solicitados pela Receita Federal em algum momento.

A gestão fiscal contribui, ainda, para o enquadramento no regime tributário mais adequado ao perfil da transportadora, o que pode ser essencial para diminuir a sua carga tributária.

Como vimos, uma boa gestão fiscal é extremamente importante para que a sua transportadora obtenha resultados satisfatórios.