Topo Espião NF-e Lab
Espião NF-e Lab

NFC-e ou SAT (CF-e): qual devo utilizar?

banner Espião NF-e

É fato que a tecnologia vem impactando de forma positiva e considerável muitas áreas da economia no que tange aos segmentos empresariais e governamentais, o que traz comodidade e facilidade nas mais diversas operações. Um bom exemplo disso é a migração do antigo ECF — Emissor de Cupom Fiscal para as novas plataformas de NFC-e e SAT (CF-e) — plataformas que facilitam a emissão de documentos fiscais e o recolhimento de impostos.

Mas você sabe o que cada uma delas representa? Sabe qual a melhor opção para o seu negócio ou qual deve escolher? Pensando nesse questionamento, nós elaboramos este artigo para explicarmos as principais características de cada uma dessas plataformas e te ajudar a escolher a que está de acordo com o seu empreendimento.

NFC-e

O NFC-e — Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é semelhante a NF-e — Nota Fiscal Eletrônica e é muito utilizada em empresas comerciais do ramo do varejo, pois, é mais ágil no processo de emissão do documento fiscal.

Todas as informações são transmitidas a partir da sua empresa para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ)Secretaria da Fazenda pela internet no ato da venda. Isso permite maior agilidade no processo de registro, apuração e fiscalização dos impostos.

Uma das grandes vantagens é que essa plataforma não necessita de equipamentos adicionais, porém, exige certificado digital para a assinatura e validação dos documentos fiscais emitidos. Além disso, permite sistema de contingência em caso de falta de conexão com a internet.

Essa plataforma tem sido a mais adotada pelos estados, pois, por ser mais ágil e de não necessitar de equipamentos adicionais torna o seu processo de implantação mais rápido e descomplicado.

SAT

O SAT — Sistema Autenticador e Transmissor é um equipamento homologado pelo Fisco e é responsável por transmitir as informações das vendas da sua empresa para a Secretaria da Fazenda. Esse equipamento substitui o antigo PAF-ECF — Programa Aplicativo Fiscal para Emissor de Cupom Fiscal, que era utilizado em impressoras fiscais.

Uma das vantagens do SAT é a não necessidade de um equipamento por PDV — Ponto de Venda, de modo que, um equipamento pode ser compartilhado por todos os PDVs da sua empresa que estejam no mesmo endereço.

Essa plataforma exige certificado digital que deve estar armazenado no SAT e um software para geração do Cupom Fiscal Eletrônico — CF-e. As informações são transmitidas automaticamente pela internet e, caso ocorra falta de conexão, o SAT armazenará os dados para enviá-los assim que a conexão for reestabelecida.

Cada estado pode adotar uma das plataformas citadas acima, porém, é normal ter um cenário com mais de uma plataforma em um determinado período. Isso acontece na fase transitória de migração para a plataforma escolhida por aquela unidade federativa.

Assim, não há uma plataforma melhor ou pior, mas sim, você deve se basear na tecnologia prioritária do seu estado e, caso tenha mais de uma, verifique a que mais se enquadra ao seu empreendimento e o regime tributário, o perfil de cliente e número diário de atendimentos, bem como a infraestrutura de informática que tem disponível.


  Download de XML NFC-e

Veja também:

NFC-e: O que é essa nota e como funciona

Como Baixar XML NFC-e (Nota de Consumidor) em Lote?



NFC-e ou SAT (CF-e): qual devo utilizar?